Luanda - O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola reúne esta sexta-feira, na província do Uíge, para analisar o comportamento e as perspectivas dos principais indicadores económicos do país.
A sessão ordinária será orientada pelo governador do Banco Nacional de Angola, José de Lima Massano, que inaugurou, esta quinta-feira, no Uíge, a Delegação do Banco Nacional de Angola (BNA), 30 anos após a sua destruição, durante o conflito armado já terminado.
Os membros do CPM, além da análise dos indicadores económicos do país, vão rever o impacto das medidas de política macroeconómica e estrutural sobre os diferentes sectores da economia.
Na última sessão, realizada a 25 de Setembro, em Luanda, o CPM reduziu a taxa básica de juro do BNA de 20% para 19,5%, a de facilidade permanente de cedência de liquidez de 23% para 21%.
A taxa de facilidade permanente de absorção de liquidez manteve inalterada, 15%.
Na última sessão, o governador do BNA disse que apesar das incertezas sobre a economia internacional e potencial impacto sobre a economia nacional, a perspectiva do crescimento da actividade económica no país é positiva, tanto para último trimestre do corrente ano, como para 2023.