Andulo – O secretário da UNITA no município do Andulo, província do Bié, Angélico Filipe Fetoyeto, apelou, esta quarta-feira, aos militantes do partido e população em geral para aderir ao Censo Geral da População e Habitação, que inicia no dia 19 deste mês.
Em declarações à ANGOP, o político destacou a importância do processo, que poderá aferir o número real dos cidadãos que habitam no país, o que permitirá ao governo distribuir melhor a riqueza.
Afirmou que a UNITA no Andulo abraçou o processo e tem estado a replicar a informação junto das comunidades, no sentido de receber condignamente os agentes recenseadores e fornecerem dados reais para o êxito do mesmo.
Em contrapartida, disse esperar que no final o governo consiga incluir todos os cidadãos no processo de governação, com a construção de mais empreendimentos sociais, escolas, hospitais, novos sistemas de água potável, de energia eléctrica, habitação, estradas e outros bens.
No Andulo foram formados 93 assistentes técnicos, 895 agentes de campo devidamente cadastrados, sendo 316 para a sede municipal, 280 para a comuna de Calussinga, 170 para Chivaúlo e 129 para Cassumbi.
O Andulo é limitado a Norte pela província de Malanje, através do rio Kwanza, a Sul pelo município do Cunhinga, a Leste (Nharêa), a Sudoeste (Mungo e Bailundo - Huambo) e a Noroeste (Mussende e Quibala - Cuanza-Sul).
O município possui uma extensão de 10 mil 700 quilómetros quadrados, com mais de 334 mil habitantes.
Administrativamente está dividido em quatro comunas, designadamente, a sede, Calussinga, Chivaúlo e Cassumbi. Dispõe de 27 bairros, 57 povoações, 53 embalas e 583 aldeias. LB/BAN/PLB