Cabinda – A província do Cabinda vai ganhar, nos próximos dias, de um Centro Técnico e Tecnológico de treinamento de produtores do ramo de agricultura, Pecuária, aquicultura e ambiente, assegurou a governadora provincial, Mara Quiosa.
Em declarações à imprensa, no final da visita às obras de reabilitação dessa infra-estrutura, efectuada sexta-feira última, a governante disse tratar-se do centro construído a mais de cinco anos, na localidade na aldeia de São Vicente, no âmbito do projecto Cadeias de Valores Agrícolas, mas que nunca funcionou por falta de equipamentos.
Adiantou que a infra-estrutura está beneficiar de obras de reabilitação e apetrechamento, com meios técnicos e tecnológicos modernos para aulas práticas de transformação de diversos produtos nacionais.
De acordo com a governadora, a ideia é ilustrar os produtores como devem cultivar e processar os bens de produção interna, como cacau, café, mandioca, frutas, entre outros.
Com esse centro, clarificou, vai ser possível eleger um produtor de cacau, por exemplo, para aprender as técnicas de fermentação e produção de chocolates, quer caseiro, quer industrial.
Segundo a governadora, o centro vai também ser equipado com meios de transformação de produtos de origem animal, com a montagem de unidades de criação de aves, suínos entre outras espécies.
Já para aulas práticas sobre aquicultura, Mara Quiosa garantiu que vão ser com tanques para reprodução alevinos (filhotes de peixe).
Adicionalmente, o centro terá também uma área para capacitar ambientalistas sobre os métodos de preservação e combate à poluição das águas, ar, queimadas, ecossistemas, entre outros. JFC/QCB