Luanda – A busca de oportunidades de crescimento sustentável e fortalecimento das relações bilaterais vão dominar a 2ª edição do Fórum Económico Angola – RDC, a ser realizado de 13 a 14 deste mês, em Luanda, anunciou hoje o director Nacional para Integração e Cooperação Económica Internacional (DNICEI), Jerónimo Pongolola.
Falando no habitual briefing do MEP, Jerónimo Pongolola, sublinhou que o fórum terá como tema “parcerias económicas rumo ao crescimento mútuo”, reflectindo o compromisso de ambas as nações em buscar oportunidades de crescimento sustentável e benefícios mútuos.
Explicou que o fórum demonstra um compromisso de ambas as nações em promover a cooperação económica e fortalecer os laços bilaterais, prevendo definir um plano de acção abrangente para questões económicas e comerciais comum, bem como divulgar as medidas e reformas implementadas pelos governos dos dois países.
Jerónimo Pongolola disse que o evento contará com a participação de membros dos governos dos dois países, representes de institutos públicos, instituições bancárias, investidores nacionais e estrangeiros, empresários do sector privado.
Detalhou que o fórum irá proporcionar debates em tornos das acções de cooperação económica entre Angola e RDC, ponto de situação da circulação de pessoas e bens na fronteira comum, bem como o ambiente de negócio e a promoção de investimento.
A 2ª edição do Fórum Económico Angola – RDC vai contar com mais de 200 participações, entre empresários angolanos e da RDC.
Angola e a RDC partilham uma fronteira comum de 2.511 quilómetros. Juntos perfazem um mercado de mais de cerca de 140 milhões de consumidores, sendo que Angola oferece acesso à RDC ao oceano atlântico, através do Corredor do Lobito. HEM/AC