Ondjiva – O presidente da Associação provincial de Xadrez no Cunene, Apolinário António, regozijou-se com a prestação dos representantes locais, no Campeonato Nacional individual de juniores, em ambos os sexos, disputado de 1 a 7 deste mês, na cidade do Lubango (Huila).
Em declarações hoje (quinta-feira) à ANGOP, momentos depois da comitiva regressar do local do evento, disse que os atletas souberam dignificar o nome da província na prova nacional.
Informou, que com esta conquista, Renelsa António, que revalidou o título feminino da categoria, vai representar Angola nos campeonatos africanos de Jovens (sub-18 em Setembro, no Egipto, bem como em (sub-20), em Novembro, num país a indicar.
A atleta de 18 anos, da Escola René Castilho, totalizou 6,5 pontos, em sete jornadas, com seis vitórias e um empate.
Na classe feminina, Cunene que participou na prova com seis atletas, obteve também o terceiro lugar por intermédio de Rosalina Mutumbulua, somando cinco pontos, num evento disputado por 11 concorrentes.
Em masculino, a prova foi arrebatada pelo xadrezista Luther Santos, de 17 anos, da Ditrov de Luanda com um total de 7,5 pontos em nove jornadas disputadas.
Em segundo e terceiro lugares, ficaram os atletas do Núcleo GIGA, Adilson João e Jaime Sonhy (Ditrov-Luanda) com 6,5 e 6 pontos, respectivamente, um campeonato disputado por 32 atletas de clubes das províncias da Huíla, da capital do país, Namibe, Malanje e Cunene. PEM/LHE/FN