Luanda - A equipa de basquetebol dos Estados Unidos da América “Dream Team” sofreu para vencer a Sérvia, por 95-91, na noite de quinta-feira, e qualificou-se para as meias-finais dos Jogos Olímpicos, que decorrem em Paris (França).
Na procura da 5ª medalha de ouro, os norte-americanos perderam os primeiros três quartos da partida e entraram na reta final extremamente pressionados.
Foi graças as intervenções decisivas de LeBron James, Joel Embiid, Kevin Durant e Stephen Curry que viraram o placar já no apagar das luzes.
Curry, aliás, foi o cestinha da partida, com 36 pontos, sendo 27 em sua especialidade: a bola de três pontos e ainda ajudou com oito ressaltos e duas assistências.
O "monstro" LeBron James contribuiu com nada menos que um triple-double: 16 pontos, 12 ressaltos e 10 assistências.
Embiid também foi preponderante com 19 pontos, quatro ressaltos e duas assistências.
Pelos europeus, o principal destaque foi Bogdan Bogdanovic, do Atlanta Hawks, que registrou 20 pontos, quatro ressaltos e três assistências.
O actual MVP da NBA, o pivô Nikola Jokic, do Denver Nuggets, contribuiu com 17 pontos, cinco ressaltos e 11 assistências, num excelente double-double.
Com isso, os EUA continuam sem perder em Olimpíadas desde 27 de Agosto de 2004, quando baquearam por 81-89 diante da Argentina, nas meias-finais.
Na final desses jogos da França, o Dream Team encara, no sábado, a anfitriã em busca de mais um ouro.
No mesmo dia, o Brasil defronta a Sérvia na disputa pela medalha de bronze. MC