Huambo – A II edição do torneio desportivo universitário, denominado DESPOINAGBE”, iniciam segunda-feira, na cidade do Huambo, com a participação de 80 bolseiros internos, que vão demonstrar as suas habilidades nas modalidades de andebol feminino e futsal masculino.
Em conferência de imprensa, este domingo, o director-geral do Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estado (INAGBE), Milton Chivela, disse que os 80 participantes irão representar sete instituições de ensino superior, tanto públicas, como privadas, de oito provinciais do país.
Referiu trata-se da Escola Superior Pedagógica do Bengo, dos institutos superiores politécnicos do Bié, Sol Nascente (Huambo) e de Catepa (Malanje).
Constam ainda do Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-Huíla), da Faculdade de Ciências das Pescas (Namibe), das universidades Nimi Ya Lukeni do Soyo (Zaire) e José Eduardo dos Santos (Huambo).
Sinalizou que o torneio visa conciliar a actividade académica ao desporto, no âmbito do processo de gestão dos bolseiros.
Acrescentou que o INAGBE pretende estimular os estudantes bolseiros internos o sentido patriótico, a responsabilidade social, a boa conduta cívica, o respeito pela diversidade cultural e o carácter solidário, para além de permiti-los a conhecer outras região do país.
Justificou que a realização do evento na província do Huambo se deve ao facto de ser a segunda região do país, depois de Luanda, com o maior número de bolseiros internos (perto de três mil 200).
Milton Chivela adiantou que o INAGBE tem, actualmente, o registo de 32 mil bolseiros internos e um número acima de mil 200 externos, na sua maioria, na Europa, inscritos em cursos de mestrado, doutoramento e outras especializações. ALH