Luanda - A Selecção Nacional de basquetebol dos EUA aplicou chapa 100 ao Sudão do Sul (103-86) e qualificou-se para os quartos-de-final dos Jogos Olímpicos, que decorrem em Paris (França).
Esta quarta-feira, o "Dream Team" teve outra actuação de gala, não tomou conhecimento do Sudão do Sul e manteve a sua invencibilidade no torneio da bola ao cesto.
O cestinha do jogo foi Nuni Omot, com 23 pontos. Pelo lados dos EUA, o maior pontuador foi o pivô Bam Adebayo, jogador do Miami Heat, que anotou 16 pontos, sendo decisivo para a vitória.
O astro Lebron James, que disputa sua quarta edição do evento multidisciplinar foi peça-chave com 12 pontos, três assistências e seis ressaltos.
Assim, o jogador dos Lakers alcançou a marca de 300 pontos nas Olimpíadas.
Começo devagar
O início do confronto foi devagar. O Sudão do Sul apertou a marcação e não deu espaço ao estrelado conjunto dos Estados Unidos.
Nos minutos iniciais, prevaleceu o embate físico, e as jogadas plásticas demoraram a aparecer.
Na segunda metade do quarto, o "Dream Team" se soltou com grande actuação individual de Lebron James e fechou o período em 26-14.
O show dos EUA
Passada a ansiedade dos minutos iniciais, os Estados Unidos foi com tudo para cima e demonstrou todo o seu arsenal ofensivo acertando arremessos de três pontos.
O Sudão do Sul até tentou interromper o ritmo da partida, mas não conseguiu. No fim, derrota no segundo quarto por 29-22.
Sudão do Sul dá resposta
O Sudão do Sul mudou de estratégia na volta do intervalo. Abriu a quadra e apostou nos arremessos triplos ideia que deu resultado.
Os africanos melhoraram o desempenho de fora do perímetro e chegaram a "encostar" no placar, deixando a vantagem norte-americana para menos de dez pontos.
No período, os azarões venceram por 21-18.
Demonstração de força
Longe de acionar o seu máximo potencial, o colectivo norte-americano voltou a aumentar o ritmo no último período do jogo e, sem grande esforço, voltou a abrir 20 pontos de vantagem e controlar a partida.
Os destaques da parte final foram Kevin Durant, Anthony Davis e, de novo, Lebron James, que levantou o público com uma enterrada em grande demonstração de força física.
Vitória no quarto por 30-29, e vitória na partida por 103-86.
Sequência olímpica
Os Estados Unidos voltam à quadra no próximo sábado para enfrentar a selecção de Porto Rico.
Mais tarde, o Sudão do Sul encara a Sérvia, em uma partida que pode ser decisiva para as pretensões do Brasil, desde que vença o Japão na sexta-feira. MC