Luena - O Bravos do Maquis e Sagrada Esperança da Lunda-Norte protagonizam, na próxima quarta-feira, no estádio Mundunduleno do Luena, o 41º “dérbi” da região leste do país, em jogo de acerto da 14ª jornada do Campeonato Nacional de Futebol "Girabola2023/24".
As duas equipas encontram-se empatadas em termos de vitórias, com 12 cada, com registo de 17 empates, no histórico desta competição doméstica.
Nos confrontos, o Sagrada Esperança foi o mais concretizador com 29 tentos, contra 25 dos maquisardes.
Com 10 pontos a mais na tabela classificativa, em comparação ao Maquis que soma 17 pontos, ocupando a oitava posição, o Sagrada Esperança, terceiro classificado, apresenta-se como a formação mais esclarecida e favorita a vencer a partida.
Na presente edição do Girabola, em 13 jogo, o Maquis obteve cinco vitórias, seis derrotas e dois empates, enquanto a formação da Lunda-Norte conseguiu oito vitórias, três empates e uma derrota, em 12 jogos disputados.
Ao perspectivar o dérbi do leste, o ex atleta dos maquisardes Regino Mbiye, que cacterizou a partida como "frenética e emocionante" alerta para a necessidade da equipa caseira pautar pela cautela, evitando sofrer golo madrugador no desafio.
O médio trinco disse que os jogadores, de Mário Soares, devem saber “cansar” o adversário e ao mesmo tempo intensificar a jogada com intuito de inaugurar o placar.
“Normalmente nestes dérbi quem inaugura o placar vence o desafio”, lembrou Regino.
Por sua vez, Garcia Simão “Dana”, que representou os maquisardes no período entre 1999 a 2004, disse que a aposta no sector defensivo, e domínio do meio campo é a "receita" recomendável para a equipa comandada pelo técnico Mário Soares vencer a partida.
A competição é liderada pelo Desportivo da Lunda-Sul, com 32 pontos. LTY/TC/YD