Luanda - O Ghana perdeu, esta quinta-feira, diante de Portugal, por 2-3, em partida de estreia do Grupo H do Campeonato do Mundo de futebol, disputada no estádio 974, em Doha, Qatar.
Cristiano Ronaldo (de grande penalidade 65´), João Félix (78´) e Rafael Leão (80´) marcaram pelos lusos, enquanto pela formação africana rubricaram André Ayew (73´) e Bukari (89´).
Portugal até entrou forte e a dominar a partida, mas não conseguiu criar claras oportunidades de golo. Dessa forma o intervalo chegou com 0-0, mas com a equipa das quinas a ter 62% de posse de bola.
E foi numa altura em que o Ghana crescia no jogo que Cristiano Ronaldo é travado na área por Salisu e assume a responsabilidade de marcar a grande penalidade, colocando Portugal em vantagem.
André Ayew ainda empatou aos 73 minutos e logo depois foi substituído.
Quando ainda se festejava no banco dos africanos, João Félix marcou, aos 78´, aproveitando primorosa assistência de Bruno Fernandes.
Voltava Portugal a ganhar tranquilidade e três minutos depois de entrar em campo, Rafael Leão teve momento de explosão pela esquerda, entrou na área e ampliou a vantagem para 3-1, com mais uma assistência de Bruno Fernandes, aos 80´.
Com o conforto dos dois golos de vantagem, Fernando Santos tirou de campo Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva e Rúben Neves aos 88 minutos, mas aos 89´o Ghana marcou por Bukari, o que deixou a equipa das quinas um pouco pressionada.
A compensação foi longa, 9 minutos, e no último segundo houve um susto enorme: Iñaki Williams ficou nas costas do guarda-redes luso Diogo Costa, sem que esse percebesse, e quando colocou a bola no relvado o ganês surgiu rápido a roubar-lhe o esférico, mas o avançado africano escorregou e não conseguiu marcar o golo que seria do empate.
Com a vitória, Portugal lidera o Grupo H com 3 pontos, e com possibilidade de garantir o apuramento se derrotar a Coreia do Sul, na segunda jornada.
Ainda hoje, a selecção dos Camarões perdeu diante da Suíça, por 0-1, em jogo de abertura do Grupo G, o Uruguai e Coreia do Sul empataram a zero bolas no Grupo H.
No fecho do dia (20h00), o Brasil venceu a Sérvia, por 2-0, em jogo do Grupo G, disputado no estádio Lusail.
Para sexta-feira defrontam-se:
País de Gales- Irão (estádio Ahmad bin, cidade Al Rayyan, Grupo B-11h)
Qatar-Senegal (estádio Al Thumama, Doha, Grupo A -14h)
Países Baixos - Equador (estádio Khalifa Internacional, Doha, Grupo A - 17h)
Inglaterra-EUA ( estádio Al Bayt, Al Khor, Grupo B - 20h)