Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Africano de andebol orçado em mais de 200 milhões de Kwanzas

     Desporto              
  • Luanda • Quarta, 12 Outubro de 2022 | 19h48
Mesa de Presidium
Mesa de Presidium
António Escrivão

Luanda - A participação da Selecção Nacional sénior feminina de andebol na 25ª edição do Campeonato Africano, a disputar-se de 9 a 19 de Novembro, em Dakar (Senegal) está orçada em mais de duzentos milhões de Kwanzas.

A informação foi avançada hoje, em Luanda, pelo presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), José do Amaral, durante uma conferência de imprensa de apresentação do conjunto nacional.

O dirigente federativo afirmou que os custos gerais incluem a compra de bilhetes de passagem para uma delegação de 26 integrantes, alojamento durante o estágio na Europa, pagamentos das taxas de participação junto da Confederação Africana de Andebol (CAHB), entre outras despesas.

“Os apoios chegaram a tempo e não temos qualquer constrangimento administrativo e financeiro, durante a preparação até a competição”, disse

A preparação em Luanda inicia, sexta-feira, termina no próximo dia 21, em sessões bi-diárias, em quanto que, a segunda e última etapa, vai decorrer na Hungria, com três jogos marcados com  equipas locais e dois jogos nos dias 27 e 28 frente a similar da Áustria.

O seleccionador, Vivaldo Eduardo, informou que vão fazer apenas cinco jogos, pelo facto das 18 jogadoras convocadas estarem em bom ritmo competitivo.

“As 13 jogadoras que actuam no país estão a vir de uma competição. As que evoluem na Europa estão na fase derradeira das suas competições”, frisou.

A delegação oficial é constituída por 26 elementos, das quais 18 jogadoras, quatro (4) da equipa técnica, dois (2) oficiais administrativos e igual número (2) de oficiais de saúde.

Duas jogadoras vão se estrear na selecção sénior, a ponta esquerda Marcela Tati, do 1º de Agosto, a pivô do Petro de Luanda, Estefânia Venâncio.

Para esta empreitada, foram convocadas 18 jogadoras, Teresa Almeida, Helena de Sousa, Marta Alberto (Guarda-redes), Liliane Mario, Estefânia Venâncio, Liliana Venâncio (Pivôts), Helena Paulo, Isabel Guialo, Marilia Quizelete (Centrais).

Inclui-se Dolores Rosário, Natalia Fonseca (Pontas direito), Natália dos Santos, Marcela Tati (Ponta esquerdo), Wuta Dombaxe, Juliana Machado, Suzete Matias (Laterais direito), Stélvia Pascoal, Magda Cazanga (Laterais esquerdo).  

A equipa técnica é composta por Vivaldo Eduardo (treinador principal), Nelson Catito (adjunto), Luís Chaves (adjunto) e Mauro Cassoma (seccionista).

Dos oficiais de saúde, constam António Neto (Médico) e Graça Monteiro (Fisioterapeuta). Administrativos, Nair Almeida (Chefe de Delegação) e Divaldo da Conceição (Coordenador).

Angola, que vai em busca do 15º título, está no grupo A, com as selecções da RDC, Cabo Verde e Argélia.

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+