Benguela – O Clube Nacional de Benguela vai participar no 43º Campeonato Nacional sénior masculino de Andebol, a ser disputado de 11 à 21 de Maio próximo, nesta cidade, soube terça-feira a ANGOP.
A participação do Nacional no referido campeonato resulta de um acordo de parceria assinado hoje entre a agremiação e a Associação Provincial de Andebol (APAND) de Benguela.
À luz do acordo, jovens atletas provenientes de vários núcleos da modalidade que participam no campeonato provincial de Andebol masculino de Benguela foram seleccionados para integrarem a equipa do Nacional.
Segundo o vice-presidente para outras modalidades do Nacional de Benguela, Nelo Faria, receberam um convite da APAND no sentido de resgatarem a mística do andebol masculino em Benguela, de modo a incentivarem o surgimento de mais equipas e praticantes.
Explicou que a parceria define, da parte do Nacional, a garantia do apoio administrativo, de locomoção e hospedagem ao grupo, enquanto outros parceiros vão assegurar as demais condições.
“Desde já, pretendemos abraçar o projecto e traçar alguma linha de força para darmos continuidade e não deixar cair o andebol masculino, porque há muito tempo que Benguela não tem representação em masculinos nos nacionais de andebol", disse.
Neste campeonato, o clube quer ajudar a Associação a massificar a modalidade, sem grandes ambições em termos desportivos, referiu.
Já o vice-presidente da APAND, Carlos Alberto “Boto”, considerou a parceria de gratificante do ponto de vista desportivo, para o relançamento do andebol masculino a nível de Benguela.
“Nós vamos contactar outros clubes e procurar parceiros que possam se interessar em criar no seu seio o andebol masculino, porque é uma necessidade imperiosa, já que é a franja do sexo masculino que depois mais se dedica ao dirigismo desportivo, treinamento e arbitragem”, disse.
A nível de Benguela, o andebol sénior masculino está a reaparecer com o surgimento de novos clubes, sobretudo nas cidades do litoral da província.