Luanda - O antigo internacional Fabrice Maieco "Akwá" sugeriu, esta terça-feira, cautelas aos atletas da Selecção Nacional de futebol, durante o jogo de quarta-feira com a República Centro Africana (RCA), no estádio 11 de Novembro, em Luanda.
Em declarações à ANGOP, antevendo o jogo da 1ª jornada do grupo E, de acesso ao Campeonato Africano de 2023, na Côte d´Ivoire, defendeu rigor defensivo e eficiência na finalização, para anular qualquer iniciativa do adversário para vencer a partida.
Em seu entender, independentemente do fraco historial, a RCA já venceu Angola em 2016, no seu reduto (3-1), enquanto um ano antes, em 2015, o resultado foi desfavorável (0-4), em jogo realizado na província da Huíla.
Em função disso, o autor do tento que deu a qualificação de Angola ao mundial "Alemanha´2006", espera que os atletas consigam traduzir em golos as oportunidades, para reduzir a pressão, particularmente no segundo desafio contra o Madagáscar, dia 5, em Antananarivo.
Em relação ao grupo E, admitiu ser possível a qualificação para o CAN´2023, principalmente se os adversários forem encarados com respeito, particularizando o Ghana.
Disse que o Madagáscar tem estado a evoluir, tendo isso ficado provado ao chegar aos quartos de final na última edição da prova continental, onde perdeu contra Tunísia (0-3), indicadores que obrigam Angola a aplicar-se caso queira regressar ao evento.
Por sua vez, o técnico Romeu Filemon defende melhor organização, sobretudo administrativa e financeira, para se evitar situações que desestimulem os atletas durante a campanha qualificativa.
Explicou que Angola tem muitas hipóteses de se apurar, dado o potencial dos jogadores que integram o conjunto, mas as questões organizativas podem pesar no desempenho se não forem acauteladas.
Realçou o regresso de vários jogadores, com destaque para o avançado Gelson Dala, que reencontra a selecção.
Na altura, o atacante do Al-Wakrah SC do Qatar marcou aos 35 e 63 minutos na vitória de 4-0, no primeiro confronto entre os contendores.
Dolly Menga, marcou aos 55’ minutos e o ex médio Gilberto fixou o resultado a favor de Angola, na partida da primeira jornada do grupo B, disputada no estádio da Tundavala (Huíla), de acesso ao CAN de 2017, no Gabão.
Angola procura a nona participação no evento continental, após a última em 2019, no Egipto. A República Centro Africana busca a primeira presença.