Ondjiva – Uma campanha de limpeza e embelezamento comunitário, virada para a recolha de sacos plásticos nos bairros da cidade de Ondjiva, província do Cunene, foi lançada esta segunda-feira, pelo projecto “Kuduro Patriótico”.
A campanha a decorrer até Dezembro deste ano, envolve 16 músicos locais do estilo kuduro e abrange todos os bairros da cidade de Ondjiva, com o objectivo de reduzir as quantidades de sacos plásticos e outros resíduos sólidos.
Falando à ANGOP, à margem da actividade, o coordenador do projecto no Cunene, Angelino Mweleweya, referiu que esta é a primeira actividade que realizam, no intuito de reduzir os plásticos nas ruas, para não se tornarem um problema ao meio ambiente.
“Actividade também serve para despertar e divulgar as boas práticas, no que diz respeito ao tratamento dos resíduos, mediante sensibilização da população sobre os riscos dos plásticos que levam mais de 200 anos para a sua degradação", referiu.
Angelino Mweleweya apelou para um maior envolvimento da população na campanha, como forma de promover um ambiente saudável.
Dados da administração do Cuanhama indicam que anualmente são produzidos 24 milhões 60 mil e 672 quilogramas de resíduos sólidos a nível da cidade de Ondjiva, com um universo de 113 mil e 280 habitantes.
O projecto Kuduro patriótico foi lançado em Junho de 2024, na província de Luanda, pela Cooperativa Agrícola dos Kuduristas de Angola (COAKA), para a promoção dos valores morais, éticos e cívicos nas comunidades. PEM/LHE/OHA