Luanda – O National Geographic manifestou, na terça-feira, em Washington, D.C. (EUA), a disponibilidade em trabalhar na promoção dos projectos desenvolvidos e na integração de quadros angolanos em programas de estágios.
Desde 2015, o projecto de vida selvagem do Okavango da National Geographic tem trabalhado com comunidades e governos para garantir a sua protecção permanente e sustentável.
Para o efeito, equipa de exploradores da National Geographic, especialistas locais e regionais e parceiros do Wild Bird Trust estão a trabalhar, por meio de pesquisas científicas rigorosas, em projectos impactantes de educação para a conservação, estabelecimento de sistemas de protecção orientados pela comunidade e narrativas sobre o ecossistema e as pessoas que vivem nestas zonas.
Segundo o gestor sénior do projecto Okavango, do Nacional Geographic, Mike Beckner, que falava durante um encontro com o embaixador angolano nos EUA, Agostinho Van-Dúnem, pretende-se identificar e apoiar os estudantes que prosseguem os seus mestrados e doutoramentos em universidades angolanas, prestando assistência financeira e oportunidades para realização de trabalhos em parcerias com instituições académicas.
Por seu turno, embaixador de Angola nos EUA, Agostinho Van-Dúnem, procurou saber como a Embaixada pode cooperar com o Nacional Geographic, tanto nos EUA como em Angola, no âmbito de um protocolo assinado em Dezembro de 2018 com o Ministério do Ambiente, bem como na promoção e inclusão de quadros angolanos na diáspora.
O Embaixador reiterou a vontade de tudo fazer para apoiar o projecto, a fim de contribuir para a promoção do turismo e de outras áreas sociais, sublinhando que a diáspora deve sempre saber o que se fala e o que se faz em Angola no sector do turismo e tornar Angola num dos principais destinos turísticos africanos, até 2025, atrair investidores e tornando o turismo num sector estratégico para a diversificação da economia.
A National Geographic Society é uma organização sem fins lucrativos que usa o poder da ciência, exploração, educação e narrativa para estimular e proteger as maravilhas naturais.
Desde 1888, a National Geographic ultrapassou os limites da exploração, investindo em pessoas ousadas e ideias transformadoras, fornecendo mais de 15.000 bolsas para trabalho em todos os sete continentes, alcançando três milhões de estudantes a cada ano, por meio de ofertas educacionais e envolvendo o público em todo o mundo por meio de experiências, histórias e conteúdos exclusivos. VM