Huambo - O presidente da organização não-governamental Minuto Verde, Rafael Lucas, assegurou, esta segunda-feira, no Huambo, a contínua dinamização dos programas de gestão dos recursos hídricos, com a realização periódica de campanhas de recolha de resíduos poluentes.
Em declarações à ANGOP, informou que estes programas estão a ser intensificados nas províncias Benguela, Bié, Cuando Cubango, Cunene, Huambo, Luanda e Namibe, num processo que consiste na recolha de resíduos poluentes nos principais rios e praias, para a protecção da biodiversidade.
Com estas acções, acrescentou, pretende-se fomentar, significativamente, o bem-estar das comunidades e a protecção da fauna aquática, através do envolvimento directo da população, com a implementação da gestão adequada dos resíduos.
Disse que a Minuto Verde-Quercus Angola está, também, engajada na adopção de energias renováveis, para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, a contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e a promoção da sustentabilidade energética, com fundamentos ecológicos.
Realçou que a gestão eficiente da água garantirá a disponibilidade deste recurso, para as comunidades afectadas pela seca, através da resiliência às mudanças climáticas e da promoção da segurança hídrica.
Rafael Lucas esclareceu que serão ampliados os programas de educação ambiental em escolas e comunidades, para formar uma geração comprometida com a conservação do meio ambiente, bem como a gestão inteligente dos recursos naturais existentes no país.
Lembrou que a educação será uma ferramenta contínua, para a constituição de uma cultura de sustentabilidade, onde os indivíduos serão mais conscientes de seu impacto ambiental e incentivados, a tomar medidas para reduzir as práticas negativas nocivas ao meio ambiente.
A Minuto Verde-Quercus Angola é uma entidade sem fins lucrativos e económicos, dedicada à preservação e protecção da natureza, bem como a dinamização das políticas ambientais, para o crescimento socioeconómico sustentável em Angola.
Fundada em 2023, esta organização não-governamental é um plano de acção para as pessoas, para o planeta e para prosperidade com desafios focados na erradicação da pobreza, em todas suas formas e dimensões, incluindo pobreza extrema, para atingir o desenvolvimento sustentável e a economia circular. LT/JSV/ALH