Lubango – O II Fórum de Diálogo, Ciência e Sociedade, que decorreu no Lubango, recomendou a electrificação das zonas rurais, devendo ter em conta da diversidade dos contextos de cada localidade e dirimir a carência de distribuição de energia sustentável.
Trata-se de uma medida que, segundo os participantes no encontro encerrado no sábado, vai ajudar o Executivo angolano a dirimir a problemática existente da distribuição da energia sustentável e inovação tecnológica no país, tomando sempre em conta a diversidade dos contextos.
Essa estratégia, conforme refere o comunicado final chegado hoje, segunda-feira, à ANGOP, pode passar pela massificação da instalação de painéis solares, o que pode favorecer a diversificação da agricultura.
Para isso, o fórum defende que é preciso definir as políticas públicas e disponibilizar recursos financeiros e humanos dedicados à integração de energia sustentável e inovação tecnológica para o desenvolvimento das comunidades rurais.
No capítulo da Transição Energética e Educação, Desafios e Perspectivas para o Ensino Superior em Angola, o encontro pede que os projectos de extensão universitária sejam feitos com a comunidade e não só para a comunidade, sobretudo no que toca aos aspectos ligados à biodiversidade.
O secretário de Estado para o Ensino superior, Eugénio da Silva, salientou que as conclusões saídas do evento demonstram o quão importante e útil é o certame que colocou todos a reflectir sobre uma nova realidade, tendo o ambiente como factor determinante na definição das políticas públicas.
“É incontornável falar de desenvolvimento harmonioso integrado e sustentável à margem das questões ambientais e o sector da educação e ensino desempenha aqui um papel fundamental, na medida em que tal como destaquei, no início deste Fórum, tem de cuidar e garantir a instrução dos cidadãos”, elucidou.
O evento foi promovido pelo Programa da UNI.AO, em colaboração com o ISCED-Huíla, Universidade Mandume ya Ndemufayo e o Instituto Superior Politécnico Tundavala, com vista a reflectir sobre as principais forma e canais de interacção entre o mundo académico e a sociedade. BP/MS