Luanda - Um ecoponto inteligente, denominado "Smart Ecoponto", foi apresentado hoje, domingo, em Luanda, pela empresa de soluções em tecnologia ambiental Muenho.
O Smart Ecoponto identifica, separa e coloca no lugar certo, todo o resíduo nele adicionado, de forma automática.
O mesmo foi apresentado durante a 3ª edição da Expo Recicla, realizada de 29 a 30 do corrente mês, em Luanda, pela Agência Nacional de Resíduos (ANR), tutelada pelo Ministério do Ambiente.
Falando à ANGOP, o expositor José Palanca referiu que esta tecnologia funciona à base de sensores, com o objectivo de ajudar na deposição dos resíduos no colector adequado.
Salientou que o mesmo pode ser usado por instituição pública ou privada e facilmente aplicado em qualquer ponto, o que vai facilitar às empresas no momento da recolha e tratamento dos resíduos.
Apontou que além desta tecnologia, levaram ainda o projecto de uma pequena central hidroeléctrica, que está a ser implementada na província de Malanje, de captação de água da atmosfera e de sistema de monitorização da qualidade do solo de forma automatizada.
Disse ser a sua terceira vez a participar no evento, onde expõe soluções de consultoria de tecnologia ambiental e inovações de outras startups.
A 3ª edição da Expo Recicla congregou 80 expositores, entre empresas gestoras de resíduos, catadores, artesãos, músicos e pintores, que apresentaram ao público uma diversidade de serviços de protecção ao ambiente.
A primeira edição da Expo Recicla aconteceu em 2021, com a participação de 50 expositores e mais de mil visitantes.
A segunda realizou-se em 2023, registou um número maior de visitantes e expositores, com um volume de negócios avaliado em mais de cem milhões de Kwanzas. SJ/OHA