Mbanza Kongo – Quarenta e dois mil e 571 hectares foram preparados pelo sector da Agricultura na província do Zaire, para a campanha agrícola 2024/2025, que inicia em Outubro próximo.
Em declarações hoje à imprensa, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Gouveia da Silva Pedro, informou que mais de 38 mil famílias camponesas estarão engajadas na próxima época agrícola, nos seis municípios da região.
Acrescentou que para além de agricultores familiares, o ano agrícola nesta região vai também envolver 208 escolas de campo, 98 associações e 277 cooperativas agrícolas.
De acordo com o responsável, os agricultores envolvidos serão capacitados no terreno, através de jangos comunitários, sobre as novas técnicas de cultivo, com vista a mudar a forma de praticar agricultura e aumentar os níveis de produção agrícola.
Perspectivou uma safra de cerca de 600 mil toneladas de produtos diversos, com destaque para a mandioca, jinguba, batata-doce e inhame, gergelim, feijão macunde, feijão vulgar, milho, entre outros produtos do campo.
Em relação aos insumos para a próxima campanha agrícola, a fonte disse que o sector espera receber do ministério de tutela, 20 toneladas de sementes de feijão manteiga, igual número de feijão catarina, cinco de massango e duas toneladas de massambala.
Gouveia Pedro referiu-se também às 20 toneladas de adubo simples (sulfato de amónio) em stock nos armazéns do sector que dirige na região, aguardando a recepção, nos próximos dias, mais 100 toneladas deste fertilizante e 50 toneladas do adubo composto.
Importa referir que, na campanha agrícola 2023/2024, a província do Zaire produziu 551 mil e 65 toneladas de produtos diversos, tendo sido preparados 39 mil e 998 hectares. JL