Uíge – A província do Uíge colheu, durante a campanha agrícola 2023/2024, oito milhões 262 mil e 202 toneladas de produtos diversos, superando as sete milhões 525 mil e 327 da safra anterior, informou o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, Eduardo Gomes.
O engenheiro agrónomo, que falava à ANGOP a próposito do balanço da campanha agrícola 2023/24, justificou que o aumento da produção agrícola (com destaque para a produção de banana, mandioca e café) deveu-se ao acréscimo da área de cultivo, que passou de 2.785 hectares para 4.800, no âmbito do Programa de Apoio à Agricultura Familiar (PLAAF).
Explicou que a época agrícola 2023/24 contou com o envolvimento de 242 mil e duas empresas agrícolas familiares, enquadradas em 868 associações, 202 cooperativas e 1.257 pequenos produtores.
Eduardo Gomes acrescentou que foram construídas e validadas 429 escolas de campo, no âmbito do Projecto de Reforço da Resiliência dos Agricultores Familiares (SREP).
Ainda sobre o aumento da produção, o responsável referiu-se, igualmente, sobre o apoio do Governo na distribuição de equipamentos agrícolas, entrega de imputes agrícolas, o regresso das populações ao campo, a mecanização de terra e a vontade dos produtores.
Em relação aos desafios do sector da agricultura no Uíge, Eduardo Gomes disse subscrever-se na industrialização da produção local, uma iniciativa que se apoia no Prodesi e outros instrumentos financeiros.
Por outro lado, o director exortou os produtores locais a apostarem mais na produção do café, para o resgate da mística desta cultura na região, assim como noutras produções. EPP/JAR