Malanje-Cento e 90 milhões de kwanzas, dos 300 milhões destinados ao Programa de Combate à Fome e à Pobreza a nível do município de Malanje, foram direccionados ao projecto da agricultura familiar, com vista a fomentar o aumento da produção.
A informação foi dada hoje, terça-feira, nesta cidade, pelo administrador municipal de Malanje, Fernandes Cristóvão João, no acto de abertura da época agrícola 2023/24 do município, realçando que este valor representa 64 por cento do Orçamento de Malanje.
Realçou que apesar do volume financeiro, não ser ainda suficiente para atender as preocupações dos produtores, há toda necessidade dos beneficiários trabalharem para atingir a produtividade e saírem da dependência e garantir a auto-suficiência alimentar nos próximos tempos.
Por sua vez, a directora municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas, Helena Domingos disse que no âmbito do Programa de Combate à Fome e à Pobreza foram implementados vários projectos de suinicultura, caprinicultura, plantação de mudas melhoradas de mandioca e outros, cujos resultados concorrem para a reprodução animal e aumento da produção agrícola.
Precisou que estes projectos vão absorver mais de 100 milhões de kwanzas e prevêem ainda a entrega de insumos e imputs agrícolas e fertilizantes, para além da assistência técnica aos camponeses das comunas de Ngola Luiji, Cambaxe e da sede de Malanje , num prazo de oito meses.
Fez saber que a administração municipal vai apoiar igualmente 60 famílias camponesas das referidas comunas com a preparação de 150 hectares de terras mecanizadas para o cultivo de produtos diversos.
A abertura do agrícola foi marcada com a entrega de sementes, instrumentos de trabalho e estacas melhoradas de mandioca. RM/NC/PBC