Ondjiva- O director-geral adjunto do Instituto de Reintegração Sócio-Profissional dos Ex-Militares (IRSEM), Alcides Chivala, exortou este sábado, em Ondjiva, o aumento da produção nas cooperativas agrícolas na província do Cunene.
A província conta com 13 cooperativas agrícolas constituídas por 117 ex-militares, que beneficiaram de 14 tractores e alfaias, no âmbito da reintegração sócio-profissional desta franja da sociedade.
Ao fazer o balanço à ANGOP, dos três dias de trabalho de monitoria e avaliação do desempenho produtivo das cooperativas, disse que se deve tirar mais rendimentos dos meios recebidos, visando o combate à fome e a pobreza.
Realçou que as cooperativas localizadas em zonas com água devem apostar seriamente na agricultura para o sustento das famílias e outra parte venderem para suprir outras necessidades.
"Conseguimos visitar três cooperativas das quais duas não estão a produzir devido à seca, mas a localizada em Ondjiva, está com um nível aceitável de produção de tomate, repolho, milho e a experimentação do arroz”, afirmou.
Justificou que o Executivo angolano entregou os meios a nível do país, porque estay preocupado com a melhoria das condições dos ex-militares, pelo que devem se esforçar mais no aumento da produção.
Alcides Chivala incentivou as cooperativas que não estão a produzir, a localizarem áreas onde é possível a existência de água para mudarem o quadro, não esperarem somente a época chuvosa para trabalharem a terra.
O IRSEM no Cunene controla oito mil 235 ex-militares. PEM/LHE/VIC