Lucala - A fazenda agro-pecuária Lucalagro, no município do Lucala, produz sete mil e duzentas toneladas de milho por ano, em duas safras, numa área de 400 hectares.
De acordo com o responsável, Rogério Leonardo, neste momento está a decorrer a colheita da segunda plantação deste ano de milho, que destina-se à produção de ração animal.
O gestor, que falava à ANGOP a propósito da visita, sexta-feira, do governador, João Diogo Gaspar, informou que a fazenda tem uma fábrica de ração para gado com capacidade para 20 toneladas por hora.
Além da produção de milho, a Lucalagro dedica-se também ao cultivo de soja, numa área de 400 hectares.
A fazenda, com uma área total de 1.450 hectares, colhe por ano cerca de 3200 toneladas de soja, em duas safras.
O projecto dispõe ainda de 1.100 cabeças de gado bovino e emprega 110 jovens locais.
O grupo perspectiva elevar os níveis de produção de milho e soja, com a preparação de um novo perímetro agrícola, igualmente, no município do Lucala, com 6.000 hectares.
O governador João Diogo Gaspar, no final da visita, mostrou-se impressionado com os níveis de produção de cereais na fazenda, que considerou um factor para a promoção da auto-suficiência alimentar das famílias em Angola e reforço da produção de ração animal.
João Diogo Gaspar destacou também o nível tecnológico da fazenda e a aposta dos investidores em capacitar os trabalhadores no manuseio dos equipamentos e implementação de técnicas actualizadas de agricultura, que poderá incentivar os jovens a empreender, futuramente, o próprio negócio.
O responsável garantiu a disponibilidade do Governo local em apoiar o empresariado na elevação dos níveis de investimento no sector agrícola, para o reforço da cadeia alimentar da província e advogar junto das autoridades afins para a disponibilização regular de fertilizantes, cuja escassez tem afectado a actividade dos produtores.
A fazenda Lucalagro, localizada no Pamba do Pneu, três quilómetros da sede municipal do Lucala, é propriedade do grupo angolano WM, que actua no pais há 20 anos. O WM também é proprietária dos projectos agrícolas Turiagro e Sagribengo.
O grupo dedica-se à agricultura comércio, construção civil e indústria. LJ/IMA/ART