Icolo e Bengo - Pelo menos 100 jovens, dos 200 beneficiários do Programa Juvenil de Apoios à Produção Nacional (PROJAPRON), no município de Icolo e Bengo, província de Luanda, vão beneficiar de formação sobre empreendedorismo, para melhor gestão de negócios.
A formação a acontecer em Agosto, por um período de uma semana, é promovida pelo Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e ministrada a 50 jovens da comuna da Quiminha e igual número da comuna de Cassoneca, numa primeira fase.
O PROJAPRON disponibilizou um hectare para cada um dos 200 jovens das comunas de Cassoneca e Quiminha, para a prática da agricultura, com o suporte financeiro do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), cabendo a cada, kz 5 milhões.
Segundo o secretário municipal do CNJ no Icolo e Bengo, João Fernando Pessoa, os beneficiários serão capacitados sobre as metodologias a serem aplicadas na fase da produção e comercialização dos produtos do campo.
Justificou a importância da formação pela complexidade que insere o processo de plantação até a comercialização dos produtos.
João Pessoa disse que a formação será ministrada pelo centro de formação Prestígio, reconhecida em Angola como especializado no ensino sobre empreendedorismo.
O Projapron, lançado em Outubro de 2020, já financiou aproximadamente 600 milhões de Kwanzas, dos mil milhões disponíveis para financiar os vários projectos e tem ainda um remanescente de um bilião e 200 milhões de Kwanzas, que podem, inicialmente, financiar também alguns empreendedores cujos processos já estão regularizados nos respectivos Conselhos provinciais da Juventude.
O CNJ no Icolo e Bengo controla 17 associações juvenis. CLAU/AJQ