Caxito – A Fazenda Martins Correia, na comuna de Cazuagongo, município do Pango Aluquém, província do Bengo, estima um aumento da colheita na presente campanha agrícola de duas mil 827 toneladas para quatro mil 827 de produtos diversos.
Para conseguir este desiderato, está em produção uma área de produção de 34 hectares de terra, mais 12 hectares do que na campanha agrícola anterior.
Em declarações à Angop, o proprietário da fazenda, António Eduardo Martins Correia, disse que foram cultivados novos produtos como o ananás, maracujá, tomate, cebola, cenoura, alho, repolho e jindungo, para além das habituais culturas da mandioca, banana e feijão.
O mau estado das vias de acesso e a falta de transporte para escoar a produção têm provocado a deterioração de uma boa parte dos produtos agrícolas.
O fazendeiro pediu apoios do Governo provincial para solucionar a problemática das vias de acesso, bem como da banca e da classe empresarial na cedência de créditos ao sector agrícola para poderem melhorar a sua actividade.
A fazenda Martins Correia foi reactivada em 2013 depois de vários anos inactiva, devido ao conflito armado no país.
De recordar que na segunda-feira (16) foi apresentado, na província do Bengo, o projecto do reforço de resiliência dos agricultores familiares que visa o apoio às comunidades rurais para aumentar a produção e a produtividade agrícola.
Numa primeira fase serão contemplados os municípios do Dande, Nambuangongo, Dembos e Pango Aluquém, que deverão trabalhar na produção da banana, mandioca, feijão, amendoim, batata-doce e hortícolas diversas.