São Tomé – O primeiro-ministro de São Tomé e Príncipe, Patrice Trovoada, instou a população a usar “menos plásticos” e a ter maior consciência para as questões do meio ambiente e a protecção e a preservação do ecossistema do país.
De acordo com a STP-Press, Patrice Trovoada defendeu mesmo a proibição do uso de sacos de plástico e a subvenção a serviços de reciclagem, visando a protecção ambiental de São Tomé e Príncipe.
O primeiro-ministro fez essa “advertência” na Feira de Promoção de Alternativas para a Protecção Ambiental em São Tomé e Príncipe, realizada ontem pelo Ministério do Ambiente, em alusão à semana Mundial do Ambiente e da Biodiversidade.
“Devemos investir nos materiais alternativos e proibir o plástico” – disse Patrice Trovoada, sublinhando que “a lei tem de ser um pouco mais severa, a lei fala de reduzir e nós temos, se calhar, ir para proibir, desde que também se encoraja materiais alternativos”.
Recorde-se que em Agosto de 2019, a Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe aprovou um projecto-lei sobre medidas para redução de uso de sacos de plásticos, visando a protecção do meio ambiente e saúde pública, mas que não tem sido respeitado pela população, por falta de exigência das próprias autoridades ou por falta de campanhas de sensibilização. ADR