Ouagadougou - O presidente cessante da Assembleia Nacional do Burkina Faso, Alassane Bala Sakandé, foi reeleito, segunda-feira, com 123 votos, dois contra e duas abstenções nas eleições legislativas, soube a PANA de fonte oficial.
Sakandé dirigiu o Parlamento da sétima legislatura de 2017 a 2020, após a morte do seu antecessor, Salif Diallo.
Único candidato à sua própria sucessão, Alassane Bala Sakandé é o presidente do Movimento dos Povos para o Progresso (MPP), partido no poder no Burkina Faso.
"É com uma viva emoção que eu recebo este marco de confiança renovada dos meus colegas deputados", regozijou-se Sakandé, de 51 anos de idade, técnico superior de banco.
Recordou que o Parlamento burkinabe é um alto lugar do debate democrático, jurando “ continuar a favorecer a expressão de todas as sensibilidades representadas no Hemiciclo, pois não há nada de mais discriminatório e desdenhoso do que não ser ouvido.”
"O povo burkinabe designou um Parlamento pluralista. A vontade dos Burkinabes deve ser respeitada em todas as circunstâncias”, indicou.
O partido no poder obteve 56 dos 127 deputados do Parlamento no termo do duplo escrutínio de 22 de Novembro último.
Com 20 deputados, o Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), do ex-Presidente buklrinabe, Blaise Comparé (de 1987 a 2014) obtém o posto de líder da oposição.
O Presidente burkinabe cessante, Roch Marc Christian Kaboré, foi reeleito a 22 de Novembro último, e empossado segunda-feira última para um segundo mandato de cinco anos, à frente do país, lembra-se.