Maputo - O Japão vai conceder 1,5 milhão de dólares para a capacitação de funcionários públicos moçambicanos nas áreas de administração, políticas económicas, financeira, industrial e promoção de investimentos, com o grau de mestrado em universidades deste país asiático.
A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Verónica Macamo, anunciou o facto na quarta-feira, Maputo, minutos após a assinatura de Notas e do Acordo de Donativo do Projecto de Desenvolvimento de Recursos Humanos (JDS), com o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Japão acreditado em Moçambique, Hamada Keiji, noticiou a agência informação moçambicana (AIM).
A ministra enalteceu o contínuo apoio do Japão aos esforços do governo para o desenvolvimento económico e social de Moçambique e, disse estar convicta que a parceria entre ambos países, “continuará forte e assente na amizade, solidariedade e respeito mútuos”.
O governo japonês tem concedido apoio multiforme à Moçambique, particularmente no sector de educação e desenvolvimento humano, com programas de bolsas de estudo da Iniciativa Africana de Educação Empresarial para jovens, nos níveis de mestrado e doutoramento.
Por isso, Macamo considera o Japão, um país amigo que tem estado ao lado de Moçambique, dando a sua contribuição nos esforços para um desenvolvimento sustentável.
“No âmbito do Plano Quinquenal do Governo (PQG), contamos com a participação do Japão em sectores-chave do país, tais como, agricultura e segurança alimentar, aumento da capacidade de geração e distribuição de energia e, infra-estrutura de transporte e comunicações”, afirmou.
Reiterou o interesse de Moçambique em continuar a contar com os investimentos públicos e privados do Japão e, renovou o desejo ara o reforço das relações de amizade e cooperação existentes entre ambos países em prol do bem-estar e progresso de ambos países.
Por seu turno, o embaixador nipónico disse que o projecto, para além de reforçar as relações bilaterais entre Moçambique e Japão, “ajudará na resolução dos desafios de desenvolvimento do país, através do desenvolvimento de recursos humanos”.
“O projecto surge em resposta ao apelo da governante, aquando da visita efectuada àquele país, no ano passado, com vista a melhorar e reforçar as relações de ambos países, contribuindo na capacitação de funcionários públicos”, explicou.
O governo japonês manifestou, igualmente, o seu interesse de continuar a apoiar Moçambique, ao nível nacional, provincial, municipal e distrital.DSC/CS