Accra - O Presidente Nana Addo Dankwa Akufo-Addo e o Presidente do Parlamento, Alban Sumana Kingsford Bagbin, reafirmaram o compromisso com o caminho democrático do Ghana antes das eleições de 7 de Dezembro de 2024, informa o Ghanaian Times.
Ambos estão convencidos de que a democracia continua a ser o meio de governação mais adequado para melhorar a vida do povo ghanense.
Na apresentação da Taça da Democracia pelo Presidente do Parlamento ao Presidente, na sede do governo, Jubilee House, em Accra, quinta-feira, os dois concordaram em trabalhar para aprofundar e consolidar ainda mais a cultura democrática do país.
A apresentação consistia em convidar oficialmente o Presidente para a partida da taça, em futebol, entre os rivais Accra Hearts of Oak e Kumasi Asante Kotoko, com o vencedor programado para enfrentar o DC United, nos Estados Unidos da América.
A iniciativa visa comemorar os 30 anos da quarta república.
De acordo com o Presidente da Câmara, a iniciativa do jogo da Taça da Democracia daria uma injecção de ânimo à alardeada democracia do Ghana.
“A iniciativa não só aprofundaria a cultura da democracia no Ghana, mas também a consolidaria ainda mais para promover a nossa posição invejável (como bastião da democracia em África)”, disse o Presidente.
Afirmou que o futebol poderia ser usado para atrair a grande juventude e a nação em geral para o projecto do Ghana e para pregar a paz e a unidade à medida que as eleições se aproximam; e comprometer ainda mais todos com o caminho democrático que o país tomou.
O Parlamento, sublinhou, continuará a colaborar com o executivo e o judiciário na medida em que procuram fazer com que a democracia responda às necessidades do povo.
Ao receber a taça, o Presidente Akufo-Addo descreveu a iniciativa como “auspiciosa e excelente” e apelou a que todos os ramos do governo trabalhassem juntos no espírito de colaboração.
Acrescentou que depois da turbulência que caracterizou a primeira, segunda e terceira repúblicas, a quarta república tinha até agora servido bem o país e devem ser feitos esforços para sustentá-la, ao mesmo tempo que elogiou os ghanenses pela sua firmeza.
“É um crédito para todos nós”, disse o Presidente e elogiou o Presidente pelos esforços que fez para ver a quarta república e sublinhou a necessidade de fazer da Taça da Democracia um evento anual.
Lançada em 13 de Junho de 2024, a partida da taça culminaria na celebração das três décadas da ininterrupta Quarta República. ADR