Luanda – A exposição de seis projectos tecnológicos de iniciativa de jovens formados pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) e pelos institutos politécnico de Camacupa e Andrade Adolfo, na província do Bié, está a despertar grande atenção do público na IV edição do Fórum Internacional de Tecnologias, Comunicações e Inovações (ANGOPTIC-2024), apurou a ANGOP.
Trata-se de simulador de semáforo, protótipo hidro-eléctrico fotovoltáico, detector de gás, fumaça e álcool, assim como sistemas de irrigação automático, contra vandalização de cabos eléctricos e de alarme e controlo automático de monitoramento contra vandalização de instituição pública.
De acordo com a responsável do stand, Fernanda Pessela, o Bié participa no certame com projectos de criatividade e inovação no domínio das tecnologias de informação.
“Estes projectos são tutelados pelo INEFOP e institutos politécnicos. Esperamos que surjam investidores para que sejam lapidados e que sirvam a província, em particular, e o país. De igual modo, estamos a divulgar as potencialidades agrícolas do Bié, uma província com terras aráveis e rios”, salientou.
Outro stand que está a merecer bastantes visitas pertence à firma Agrolamtec que está a expor um softwares de gestão agrícola.
De acordo com o seu responsável, Anselmo Albino, o dispositivo permite fazer análise do solo em tempo real, razão pela qual considera ser de grande utilidade para o fomento da agricultura.
“É uma inovação criada em 2024, em Luanda. Já foi testado nas províncias do Uíge e do Huambo com resultados bastante positivos. Pode ser utilizado por agricultores, assim como pequenos e grandes produtores, razão pela qual pretendemos fazer parcerias no ANGOTIC-2024”, acrescentou.
Entretanto, o cidadão Manuel Francisco manifestou-se bastante regozijado por visitar a ANGOTIC-24, realçando que pretende comprar produtos, sobretudo serviços de internet, e fazer parcerias.
“É a primeira vez que participo numa feira tecnológica e confesso que estou surpreendido com a qualidade dos produtos em exposição”, frisou.
Por seu turno, o cidadão português Manuel de Farias elogiou a organização do evento, sublinhando que Angola tem potencial na área das telecomunicações.
O primeiro dia da ANGOTIC-2024, aberta pelo Presidente da República, João Lourenço, está a ser marcado por uma grande afluência de visitantes nacionais e estrangeiros, ávidos em comprar variados serviços e produtos, quer material tecnológico de última geração e dos anos 80 e 90, quer peças de arte, trajes africanos, bijuterias, obras literárias, entre outros produtos.
A decorrer até sábado, sob o lema “digitalizar, conectar e inovar”, o ANGOTIC-2024 é uma realização do Governo de Angola, sob coordenação do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), em parceria com a Eventos Arena.
O fórum visa promover o debate e partilha de conhecimentos, apresentar inovações, bem como as tendências do sector em torno de temas actuais e futuros da tecnologias de informação e comunicação.MCN