Luena – O vice-governador do Moxico para o sector Político, Económico e Social, Víctor da Silva, defendeu hoje, no Luena, maior abertura das instituições bancárias do país, para cedência de micro-créditos a jovens com competências demonstradas e desejo de investir no ramo empresarial .
O responsável fez este apelo durante o acto de encerramento da primeira edição do Plano de Formação Profissional promovido pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), denominado “INEFOP-Plano de férias”, que formou mais de mil jovens nos diferentes cursos profissionais.
Na ocasião, Víctor da Silva disse que há necessidade da atribuição de pequenos financiamentos, para permitir aos jovens a criação de micro-empresas, permitindo a geração de mais postos de trabalho.
Acrescentou que essa iniciativa deve ser alargada, envolvendo outras organizações sociais e empresas, de modo a facilitarem a passagem da experiência de trabalho aos cidadãos formados.
Por outro lado, garantiu o compromisso do governo continuar apostar e expandir os cursos profissionais em diversas localidades da província, para garantir mais acesso a esse ramo de formação, tendo solicitado aos jovens a abraçarem os cursos profissionais para melhor inserção na sociedade e consequentemente a redução do desemprego no país.
Já o chefe dos serviços provinciais do INEFOP no Moxico, Cahilo Guerra, o ciclo formativo visou potenciar os jovens com conhecimentos técnicos que visam fomentar o espírito empreendedor nesta franja social, com o intuito de incentivar a auto-empregabilidade e o crescimento sustentável da economia local.
Durante o plano de férias, iniciado em Junho último, os jovens foram formados em diversos cursos profissionais, com destaque para Electricidade, Canalização, Costura, culinária e decoração. TC/YD