Lubango - Três unidades sanitárias, de igual número de municípios da província da Huíla, foram, na quarta-feira, reforçadas com novas ambulância e veículos administrativos, meios entregues pelo governador Nuno Mahapi.
Trata-se dos municípios do Lubango, em que foram beneficiados o Hospital Psiquiátrico que recebeu uma ambulância e um autocarro para o transporte dos funcionários, bem como o da Cacula, do Cuvango e ao INEMA, com uma ambulância cada equipada com meios de suporte de vida avançado.
Em declarações à ANGOP, a directora da Psiquiatria, Madalena Nachovano, fez saber que os meios minimizam a carência e vão ajudar no transporte de funcionários e no processo de referenciação dos doentes, pois a unidade sanitária dista a 37 km da sede capital da Huíla.
Na mesma senda o director municipal da Saúde do Cuvango, Cláudio Maria, realçou que o município dista a 350 km do Lubango, daí que uma das dificuldades era a falta de uma ambulância, assinalando que não vai resolver o problema, mas vai minimizar as dificuldades.
Por sua vez a chefe de departamento do INEMA na Huíla, Catarina Martins, considerou a entrega da ambulância uma “mais-valia”, já que eleva-se para três o número de meios operantesnuma altura em que estão com oito inoperantes por avaria técnica.
Entretanto, o governador provincial da Huíla, Nuno Mahapi disse que as acções estão a ser feitas para garantir as condições mínimas e básicas, no sentido dos profissionais de saúde e a população, consigam encontrar condições aceitáveis à realidade local.
Salientou que quase todos os serviços de especialidade encontram-se na sede capital huilana, onde estão os hospitais de referência, pelo que os municípios têm sempre a necessidade de transferir pacientes, por isso é importante continuar a apetrechá-los com meios de transporte. BP/MS