Cacolo - Trinta Agentes de Desenvolvimento Comunitário e Sanitário (ADECOS) do município de Cacolo, província da Lunda-Sul, participam desde quarta-feira, numa acção formativa sobre inclusão produtiva, com vista a assegurar a assistência técnica na implementação do Kwenda.
Durante 15 dias, os participantes vão abordar temas relacionados com o trabalho dos ADECOS, acesso aos serviços e projectos, aconselhamento neonatal, transferências sociais monetárias, segurança alimentar, higiene e saneamento básico, bem como aprender a construir torneiras Tippy Tap.
Na formação os ADECOS serão igualmente instruídos sobre sistema de informação, respostas de emergência, controlo e prevenção de doenças.
Ao intervir na abertura da formação, o director do FAS-Instituto de Desenvolvimento Local- na Lunda-Sul, João Mungongo, disse que a formação visa munir de conhecimentos técnicos e científicos os ADECOS, para que possam desempenhar com eficácia as suas tarefas, no âmbito Programa de Fortalecimento da Protecção Social “KWENDA”
Por seu turno, o administrador municipal adjunto do Cacolo, João de Quinzol, apelou aos ADECOS no sentido de aproveitarem o máximo a formação, absorvendo todos os conhecimentos, para que possam exercer com qualidade as suas tarefas, permitindo deste modo, o alcance dos objectivos preconizados pelo Executivo, no âmbito do Kwenda.
No âmbito do Kwenda, 6.555 agregados familiares do município de Cacolo já beneficiaram das transferências sociais monetárias.
O município de Cacolo dista a 141 quilómetros da sede capital de Saurimo, tem uma população estimada em 36 mil 185 habitantes. JW/HD