Huambo – Três pessoas morreram afogadas, nas últimas 24 horas, em lagoas da província do Huambo, segundo uma nota de imprensa do Serviço local de Protecção Civil e Bombeiros chegada, esta quarta-feira, à ANGOP.
Trata-se de uma menor de 11 anos de idade e jovens de 20 e 22 anos, respectivamente.
O documento institucional indica que os afogamentos, resultantes da negligência das vítimas, ocorreram em lagoas dos municípios da Caála, Cachiungo e Huambo.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros lembra que durante a época balnear, decorrida, entre 15 de Agosto de 2021 a 15 de Agosto do corrente ano, foram registadas, na província do Huambo, 59 mortes por afogamentos, mais 15 em relação ao igual período anterior.
Deste, lê-se no documento, 26 morreram em rios, 18 em cacimbas, 10 em lagoas, três em charcos de água, um em riacho e igual número em vala de drenagem.
Dentre as vitima, constam 53 homens e seis mulheres, sendo que o município do Huambo, lidera as estatísticas, com 26 casos, seguido pelo da Caála, com 15, Cachiungo e Bailundo, com sete e seis óbitos, respectivamente.
A negligência, a falta de habilidades de natação e de atenção por parte dos progenitores, assim como a intenção de cometimento de homicídio por vários factores, são apontadas como as principais causas dos afogamentos na província do Huambo.
Para contrapor a situação, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, realizou 295 trabalhos de sensibilização sobre os riscos da natação sem a observância das medidas de segurança, 414 de protecção em zonas balneárias e outras zonas aquáticas.
De igual modo, foram realizados 121 trabalhos de levantamento de cacimbas, que culminaram na descoberta de mil 901, das quais mil e 27 encontram-se descobertas, apresentando grande perigo para as famílias.
Esta província, localizada no Planalto Central de Angola, tem uma extensão territorial de 35.270 quilómetros quadrados e uma densidade populacional estimada em dois milhões 600 mil habitantes, distribuídos pelos municípios do Bailundo, Caála, Cachiungo, Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Ecunha, Huambo, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma.