Cacolo – Uma centena de técnicos no município do Cacolo (Lunda-Sul), estão a ser formados desde hoje, sábado, em matérias de inquérito de cobertura, metodologias, mobilização, logística, análise e difusão, numa iniciativa do Grupo Técnico Municipal e Comunal de apoio ao Censo.
Durante três dias, os participantes vão absorver ainda conhecimentos sobre técnicas de entrevista, processamento de dados, estrutura do questionário, simulação de entrevistas, estratégia de campo, cartografia, trabalho de campo e código de conduta.
De acordo com o assistente técnico municipal, Evaristo Pinto, a iniciativa visa munir de conhecimentos aos participantes, para que possam trabalhar com zelo e dedicação no processo censitário.
O segundo Censo da População e Habitação, que decorre sob o lema: "Juntos contamos por Angola," e pela primeira vez de forma digital, arranca no dia 19 de Julho 2024, uma recolha efectiva que vai acontecer num período de 30 dias.
Na Lunda-Sul, segundo o responsável do Instituto Nacional de Estatística, Josué Martins, o Censo terá a cobertura de mais de mil agentes de campo, entre assistentes, recenseadores e supervisores.
O Censo Geral da População e Habitação 2024 será o terceiro na história do país, sendo o primeiro realizado em 1970, cinco anos antes da independência de Angola, enquanto o segundo decorreu em 2014. JW/PA