Dala – As obras do Centro de Captação, Tratamento e Distribuição de Água Potável do município de Saurimo, província da Lunda-Sul, em curso desde 2023, terminam em Novembro deste ano, prevendo beneficiar mais de 700 ligações domiciliares.
A empreitada consta de um pacote especial de reforço do sistema de abastecimento de água às sedes municipais do Dala, Cacolo e Muconda, aprovado em 2022, através de um despacho presidencial.
O valor global deste investimento, é de 13,6 mil milhões de kwanzas, sendo 4,3 para o município do Dala, 5,3 para o Cacolo e 4 mil milhões para o reforço do sistema de abastecimento de água do Muconda.
O centro de captação do Dala, com 500 mil metros cúbicos, segundo o fiscal da obra, João Ventura, apresenta um nível de execução física de 87 por cento e financeira de 85%, prevendo a sua inauguração no dia 11 de Novembro, no âmbito das festividades dos 49 anos de Independência Nacional.
Em declarações à imprensa, hoje, terça-feira, a propósito da empreitada, o fiscal disse que actualmente decorrem trabalhos de instalação do sistema electrónico, bombas e montagem dos grupos geradores.
Por seu turno, o administrador municipal do Dala, Lote Moutinho, disse que com a conclusão do projecto, vai permitir que a população deixe de percorrer 15 quilometros em busca de água.
O município do Dala, que dista a 145 quilómetros da sede capital (Saurimo), tem uma população estimada em 34.125 habitantes distribuídos nas comunas do Dala (Sede), Cazage e Luma-Cassai. EM/JW/HD