Menongue – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) na província do Cuando Cubango deteve, terça-feira, em Menongue, um cidadão de 80 anos de idade que se faziam passar por médico cirurgião.
Segundo uma nota de imprensa do SIC enviada à ANGOP, a detenção por crime de falsa qualidade, ocorreu momentos depois de o suposto médico ter submetido uma cidadã de 48 anos de idade a uma intervenção cirúrgica na região da garganta, tendo acabado por morrer horas depois.
O documento institucional indica que o facto ocorreu domingo último, na zona da banda velha, bairro Paz, arredores da cidade de Menongue, quando a vítima, na companhia de uma vizinha, solicitou ao acusado para a operar o abcesso na região da garganta, tendo inicialmente recusado por não possuir material para o efeito.
Inconformada, acrescenta a nota, a malograda obrigou ao suposto médico a realizar o procedimento, uma vez que já havia pago dois mil Kwanzas como garantia inicial de um acordado estimado em KZ 30 mil.
Entretanto, o SIC ocorreu ao local do crime após denúncias anónimas, sendo que o acusado alega ter se especializado nesta área na Escola Polivalente do Bei, na localidade da Jamba, município do Rivungo, pois é cirurgião desde 1977.
Face ao ocorrido, o ancião, que se encontra em prisão preventiva, foi encaminhado ao Ministério Público para a legalização da situação carcerária.
Trata-se do primeiro caso do género ocorrido, este ano, no município de Menongue, sede da província do Cuando Cubango, habitado por uma população estimada mais de 380 mil pessoas, distribuídos pelas comunas do Caiundo, Cueio, Jamba, Missombo e Sede.