Namacunde – O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cunene, procedeu hoje, terça-feira, na zona fronteiriça de Santa – Clara, município de Namacunde, a entrega de duas viaturas a cidadãos da Republica da Namíbia.
As viaturas de marca Toyota Raider e Corolla, foram furtadas na região de Ohangwena, nos dias 1 e 2 do mês em curso, e apreendidas no mesmos dias, no marco 19 na orla fronteiriça de Santa-Clara, em direcção ao território nacional.
Em declarações à imprensa, o porta-voz do SIC no Cunene, o intendente José Coimbra, disse que a recuperação das viaturas é furto da existência de uma boa coordenação e cooperação entre as forças policiais de Angola e da Namíbia.
Explicou que o furto de viatura tem sido um crime frequente na vizinha da Namíbia, dai o reforço desta colaboração virado no combate os crimes transfronteiriços.
O porta-voz fez saber que os autores envolvidos no crime se colocaram em fuga depois de se aperceberam da pronta intervenção da polícia.
José Coimbra afirmou que nesta altura os crimes mais frequentes na orla fronteiriça são o furto e roubo de gado, crimes económicos de mercadorias e as violações de entradas e saídas por cidadãos nacionais e namibianos.
A cidadã Peneyambeko Kanyanda, proprietária da viatura Toyota Raider, agradeceu a pronta prontidão e colaboração das forças policiais de ambos países, pelo trabalho desempenhado que resultou na recuperação do seu carro.
No decurso deste ano, o SIC no Cunene já apreendeu cerca de 20 viaturas roubadas e furtadas, restituídas aos legítimos proprietários.
A província do Cunene partilha uma fronteira de 460 quilómetros com a Republica da Namíbia, 340 dos quais são terrestres e 120 fluviais