Huambo - Quatro redes criminosas, envolvidas no roubo de viaturas e motorizadas, foram desmanteladas, nos últimos sete dias, na província do Huambo, pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC) em conjunto com a Polícia Nacional, soube a ANGOP.
A informação foi tornada pública, esta quarta-feira, pelo porta-voz do SIC-Huambo, sub-inspector de investigação Criminal Abel Kangombe, durante o acto de apresentação dos meios que se encontravam em posse dos supostos marginais.
Até ao momento, disse, foram recuperados, entre outros meios, uma viatura de marca Hyndai, 14 motorizadas diversas e sete armas de fogo, que haviam sido roubadas nas províncias de Benguela, Bié, Huambo e Huíla.
Explicou que estas associações criminosas, tidas como “altamente perigosas” se dedicavam, também, ao crime de assalto à mão armada, em diversas localidades da região Centro-Sul do país.
Adiantou que o desmantelamento das quatro redes resultou na detenção de 12 cidadãos, capturados nos bairros Casseque I e II, Calubringo, São Pedro, Bomba Baixa e Alta, ambos na periferia da cidade do Huambo, assim como em diversas localidades do município do Bailundo.
O sub-inspector Abel Kangombe disse que o SIC deteve, igualmente, neste período, 14 cidadãos acusados de roubo de telefones e valores monetários em diversos empreendimentos comerciais.
Por isso, apelou à população a denunciar qualquer acção que coloque em perigo o bem-estar social, com foco no combate eficiente aos crimes violentos nas comunidades.
Aconselhou as vítimas de roubo a se deslocaram para as instalações do SIC-Huambo, para poderem fazer o reconhecimento dos seus possíveis meios. LT/ALH