Malanje- O delegado provincial do Interior em Malanje, comissário João Cariqui, reiterou hoje, quarta-feira, nesta cidade, o apelo ao Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, para o redobrar das medidas de prevenção de incêndios e sinistralidades no seio dos cidadãos.
O responsável fez esse apelo quando intervinha no acto provincial do 41º aniversário do dia nacional do bombeiro (30 de Novembro), realçando que as medidas profiláticas devem ser tomadas pelos efectivos da corporação e pelos cidadãos nas suas residências e áreas de jurisdição.
“É sobre a prevenção que deve incidir as acções dos bombeiros, o que significa que não se pode esperar que os incêndios aconteçam para depois extinguir, todavia, não é só de responsabilidade dos bombeiros prevenir catástrofes, mas de toda a sociedade”, frisou.
Por outro lado, João Cariqui reconheceu que os bombeiros têm se deparado com inúmeras dificuldades, em determinadas circunstancias quando chamados para acudir situações adversas, mas ainda assim, vencem os obstáculos, fazendo jus a firmeza, coragem e o espírito de missão que lhes caracteriza.
Entretanto, o delegado considerou que a construção em zonas de risco por parte de muitos cidadãos, ainda é um facto na província, cujas consequências têm sido entre outras, o desmoronamento de muitas residências, ferimentos e vítimas mortais, sobretudo em época de chuva.
Por esse facto, apelou aos cidadãos no sentido de evitar construções anárquicas e em zonas inapropriadas, com vista a se evitar situações desastrosas, pelo que o SPCB, deve continuar a levar a cabo campanhas de sensibilização para o acatamento das medidas de prevenção de incêndios e catástrofes naturais.
Enquanto isso, o comandante provincial do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, João Cassua, disse que a intervenção do órgão é cada vez mais oportuna e atempada, eficaz e eficiente no desempenho das suas funções, sobretudo de resposta aos sinistros.
Apesar disso, defendeu a necessidade de se continuar a adoptar medidas de elevação do nível de prestação de serviço nos domínios da intervenção e prevenção, implicando mais acções de sensibilização, formação profissional e académica, intensificação dos trabalhos junto das comunidades, entre outros aspectos.
“Neste quesito, reafirmamos o nosso compromisso de continuar a trabalhar na sensibilização da população que se encontra em áreas consideradas de risco, a evitar que faça construções anárquicas, como em cima de condutas de água, próximo de valas de drenagem e de cabos eléctricos”, frisou.
O acto foi testemunhado por efectivos de todos os órgãos da Delegação Provincial do Interior, com destaque para os de Protecção Civil e Bombeiros e culminou com a distinção de funcionários destacados, com diplomas de mérito.
As comemorações decorreram sob o lema “Pela salvaguarda da vida, ambiente e património, comemoremos o 30 de Novembro, dia nacional do bombeiro”.
O dia Nacional do Bombeiro, comemora-se desde 30 de Novembro de 1981, em reconhecimento a bravura e determinação demonstrada por um grupo de exímios Bombeiros que, neste dia enfrentaram e venceram um dos maiores incêndios da história do país, deflagrado na Refinaria de Luanda, em que morreram vários efectivos do órgão.