Uíge – O Director municipal da Energia e Águas do Uíge, Abraão Jacinto Yeca, apelou hoje, terça-feira, à população local a denunciar os actos de vandalismo no sistema de abastecimento de água, uma medida que visa desincentivar tais práticas.
O municípiodo Uíge registou, desde Janeiro deste ano, 15 casos de vandalismo e roubo de torneiras no sistema de fornecimento de água, praticados por indivíduos ainda não identificados.
O responsável, que fez esse apelo à margem do workshop “Modelo de gestão comunitária de água”, promovido pelo Ministério da Energia e Águas e governo local, informou que a vandalização e roubo de torneiras ocorrem num sistema que conta com mais de 20 mil ligações domiciliares.
Em relação à energia eléctrica, Abraão Jacinto Yeca disse que a administração municipal do Uíge regista 37 mil e 640 ligações domiciliares, sendo 32 mil 678 estão sem contadores.
Ao falar sobre “Técnica de mobilização social”, a prelectora Ana Maria Pelinganga disse ser importante que os gestores das administrações municipais e de outros sectores da região continuem a colaborar com as construções de projectos de água, uma actitude que vai ajudar a reduzir as constantes falhas na implementação desses programas nas comunidades.
Em função disso, informou que o Ministério da Energia e Águas vai implementar, em Fevereiro de 2023, formações dirigidas aosgestores municipais, a fim de actualizarem conhecimentos sobre a construção de sistemas de captação, tratamento e abastecimento de água.
No acto de encerramento, o director do Gabinete Províncial de Infra-estruturas e ServiçosTécnicos do Uíge, Alexandrino Afonso, disse que o governo local vai continuar a trabalhar para a expansão da rede de distribuição de água à população.
O workshop abordou, igualmente, sobre o princípio de gestão descentralizada, participação comunitária, recuperação de custos, estabelecimento de parceiros e outras abordagens.