Saurimo – Dezanove engenhos explosivos não detonados foram removidos pela Polícia Nacional (PN), numa das áreas do cemitério municipal do Muconda, província da Lunda Sul, após um alerta da população.
Na Lunda Sul estão identificadas 155 zonas com engenhos explosivos não detonados e minas, destes, o município de Cacolo possui maior área minada, seguido de Saurimo, Dala e Muconda.
Trata-se de 12 projécteis de RPG-7, seis perfurantes e um de morteiro de 60 milímetros expostos no cemitério. As munições foram encontradas por um grupo de cidadãos que realizava escavação de uma cova para sepultar o corpo de um ente querido.
Em declarações à ANGOP, o director de comunicação institucional e imprensa da Delegação do Interior na Lunda Sul, Florêncio de Almeida, disse que a remoção é fruto das acções de sensibilização sobre os riscos de minas que a instituição tem realizado junto das comunidades.
Sublinhou que os cidadãos identificaram os engenhos no buraco onde deviam enterrar o cadáver e prontamente accionaram a instituição, que em seguida movimentou meios e técnicos especializados e procederam à remoção.
Deu a conhecer que as instituições que trabalham na remoção de engenhos explosivos na província da Lunda Sul intensificaram as acções de sinalização dos locais ainda considerados suspeitos e de sensibilização da população para se evitar acidentes com minas.
Por seu turno, a administradora municipal do Muconda, Maria Segunda, disse que a administração local tem recebido um a três casos, por trimestre, através de denúncias da população, principalmente nas épocas de cultivo. QB/VIC