Mbanza Kongo – Novos equipamentos sociais ligados ao sector da educação, saúde e habitação foram reinaugurados quarta-feira, na aldeia do Lumbi, município do Tomboco, província do Zaire.
Trata-se de uma escola primária, um posto de saúde e uma residência geminada para os professores e enfermeiros, cujo corte da fita coube ao administrador municipal do Tomboco, Paulino Nzuzi Mpoloantinu.
Reabilitados e apetrechados no quadro do Programa Integrado de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), os empreendimentos estão agora em melhores condições de prestar serviços aos utentes.
De três salas de aula e uma área administrativa, a escola primária do Lumbi tem capacidade de absorver 270 alunos em dois períodos, ao passo que o posto de saúde passou de quatro para oito camas.
A referida unidade sanitária conta agora com uma sala de partos equipada com uma marquesa, área de consultas e um laboratório por apetrechar.
Na ocasião, o administrador municipal do Tomboco pediu à população para continuar a conservar os equipamentos que o Governo coloca à sua disposição.
Anunciou a entrada, para breve, do funcionamento de novos equipamentos no Hospital Municipal do Tomboco, com realce para os aparelhos de Raio-X e Ecografria, que há anos não existiam naquele centro hospitalar.
A aldeia do Lumbi dista a sensivelmente 15 km da sede comunal de Kinsimba, município do Tomboco. JL