Sumbe – O troço rodoviário que liga a ponte sobre o rio Keve à comuna do Quicombo, no município do Sumbe, província do Cuanza Sul, com 66 quilómetros de extensão, foi, este sábado, reaberto ao trânsito.
As obras de reabilitação estiveram a cargo da empresa chinesa Chec, com um orçamento de 65 milhões de dólares.
Ao intervir no acto, o secretário de Estado do Ordenamento do Território, Carlos Aberto dos Santos, garantiu que o Executivo vai continuar a investir na reabilitação das estradas nacionais 100, 120 e 240, por serem eixos principais de ligação do país.
“Hoje, último dia do mês da paz, trazemos um grande símbolo para a população do Cuanza Sul, com a reabertura da estrada nacional 100 que liga o troço que sai da ponte sobre o rio Keve à comuna do Quicombo. Este acto vem demonstrar que o Executivo está a trabalhar para o bem-estar da população”, referiu.
Por seu turno, o governador Job Capapinha garantiu que o Executivo vai igualmente investir na reabilitação das pontes sobre os rios Quiteta, Salinas e do Longa, bem como outras infra-estruturas, com vista a facilitar o trânsito na cidade do Sumbe.
“A reinauguração deste troço tem uma capital importância na ligação entre o Norte e o Sul do país, razão pela qual a população está agraciada pelo gesto que vai contribuir no desenvolvimento económico e social da província", acrescentou.
Presenciaram o acto membros do Executivo, responsáveis do Ministério do Ordenamento do Território e do Instituto Nacional de Estradas de Angola, representantes de partidos políticos, autoridades tradicionais e religiosas, entre outros convidados.