Benguela – Os munícipes do Cubal, Ganda, Chongoroi e Caimbambo, no interior da província de Benguela, já ouvem o sinal FM da Rádio Benguela pela frequência 92.9, no quadro da expansão da cobertura do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA).
Falando à ANGOP, a propósito do 5 de Outubro, dia da Rádio Nacional de Angola, que hoje se assinala, o director da Rádio Benguela, Gilceu de Almeida Baptista, considera uma “grande conquista” levar o sinal da principal emissora da província para mais quatro municípios na "variante Cubal".
Segundo o jornalista, anteriormente, o sinal da Rádio Benguela não chegava a estas localidades distantes do litoral da província, o que dificultava a vida aos munícipes ávidos de acompanhar a dinâmica social local.
Por isso, lembrou Gilceu de Almeida Baptista que os munícipes do Cubal, Ganda, Chongoroi e Caimbambo ouviam apenas o canal A, cujos conteúdos não reflectiam o seu dia-a-dia nem o modo de vida.
Agora, com a chegada do sinal da Rádio Benguela, o responsável enfatiza a alegria da população de poder acompanhar os conteúdos próprios da província, nomeadamente os programas informativos e de entretenimento, das seis horas à meia-noite.
Por outro lado, o director da Rádio Benguela admite haver ainda grandes desafios no que toca à contínua expansão do sinal da emissora para outras localidades aquém das sedes municipais nesta parcela do país.
“Temos ainda muitas metas a cumprir pela frente”, reconhece. E acrescenta: “Gostaríamos de estender mais o nosso raio de acção às grandes localidades que estão distantes dos centros dos municípios”.
Apesar da crise económica que também afecta os planos da RNA, Gilceu de Almeida Baptista prefere estar optimista de que, nos próximos tempos, será possível sintonizar o sinal da Rádio Benguela em mais localidades, quiçá em algumas sedes comunais.
Por outro lado, deu a conhecer que a Rádio Benguela tem dois centros de produção que funcionam em pleno na Ganda e no Cubal, com uma emissão voltada para aquelas localidades.
O sinal da Rádio Benguela pode ser sintonizado actualmente nos municípios de Benguela, Lobito, Catumbela, Baía Farta, Ganda, Cubal, Chongoroi e Caimbambo.
A 5 de Outubro de 1977, o primeiro Presidente da República de Angola, Dr. António Agostinho Neto, esteve nas instalações da Rádio Nacional de Angola, em Luanda.
Desde então, a data, que corresponde à da primeira visita por ele efectuada enquanto Chefe de Estado a um órgão de comunicação público, é comemorada como o Dia da RNA.
Gala
Em saudação ao 5 de Outubro, o director da Rádio Benguela anunciou a realização no dia 7, sábado, de uma gala que terá como figura de cartaz o músico Samanguana.
O evento vai ainda contar com a actuação de Niquila de Sousa, Flay, Cirymus e Texas, com o acompanhamento da Banda FM, da Rádio Benguela.
A jornada comemorativa ao 5 de Outubro reservou ainda uma feira multidisciplinar no quintal da Rádio Benguela para a promoção de produtos diversos, e uma partida de futebol. JH/CRB