Gambos – Um projecto social da Associação de Apoio à Jovem Mulher da Huíla (AAJM) denominado “Onyini Wombula”, para a prevenção da malnutrição em crianças até aos cinco de idade, foi lançado na quarta-feira no município dos Gambos, Huíla.
A acção que em português significa “Não deixar ninguém de fora” enquadra-se no programa “Crescer” financiado pelo Banco Internacional de Crédito (BIC), com vista a reduzir o índice de malnutrição crónica em crianças.
Falando no acto do lançamento do respectivo projecto, a presidente Associação de Apoio a Jovem Mulher da Huíla (AAJM), na Huíla, Vanuza José, afirmou que a actividade reveste-se de “capital importância”, porquanto vai concorrer para a advocacia estratégica para mitigar o aumento de mortes por desnutrição nos Gambos e no Quipungo.
Considerou que com o lançamento que será extensivo às localidades de Rio de Areia, Dongue e Chiange (Gambos).
Por sua vez, o administrador municipal dos Gambos, Francisco Barros Leonardo, considerou que o projecto “é bem-vindo”, dado o impacto que traz para a concretização das políticas sociais do Estado.
Fez saber que a administração local vai trabalhar com as autoridades administrativas e tradicionais para a actuação nesta vertente e prevenir a redução de casos de malnutrição moderada e severa.
Com uma superfície territorial de oito mil e 150 quilómetros quadrados, o município dos Gambos, tem uma população estimada em 107 mil e 600 habitantes, segundo as projecções do Censo da População e Habitação de 2024. JT/MS