Luanda – Um projecto denominado Mizangala, vocacionado a distribuição de lotes de terra para a auto-construção dirigida, foi lançado hoje, sexta-feira, no município de Viana, em Luanda.
O projecto, a ser implementado nas imediações da Centralidade do Zango 5000, vai beneficiar os jovens, criando as condições para que as residências sejam construídas de forma ordenada e em local definido pela administração
O urbanista do Instituto Nacional de Ordenamento do Território e Desenvolvimento (INOTU), Sebastião da Cruz, esclareceu que o projecto vai abranger uma extensão de 500 hectares.
O técnico referiu que numa primeira fase serão erguidas 320 habitações unifamiliares num espaço de 17 hectares, em lotes de 15 por 20 metros.
Esclareceu por outro lado, que o projecto conta também com a implementação dos serviços públicos, bem como uma zona comercial.
O vice-governador de Luanda para Serviços Técnicos e Infra-estruturas, Cristino Ndeitunga, presente no acto, realçou que o projecto vai permitir que os cidadãos obtenham espaços devidamente ordenados para construção da casa própria, de acordo com os recursos dos proprietários.
Já o administrador de Viana, Manuel Pimentel, disse que apesar de ser um projecto de construção auto-dirigida a administração vai apoiar com material de construção aos jovens que receberam os espaços e os respectivos títulos de superfícies.
A beneficiária Marinela de Oliveira mostrou-se satisfeita pelo lançamento do projecto que vai permitir a construção da casa própria.