Luanda - O comandante geral da Polícia Nacional, comissário-geral Paulo de Almeida, reafirmou hoje, quinta-feira, em Luanda, que a segurança pública está controlada e é estável, apesar do registo de alguns crimes violentos.
Falando durante um encontro denominado " Café com jornalistas", Paulo de Almeida disse que muitos crimes ocorrem por falta de ética e uma certa cultura, aliada a degradação das famílias, entre outros aspectos sociais.
Salientou que a razão do encontro com os jornalistas é a aproximação para a prevenção, redução de crimes e a estabilidade da segurança pública
Para o Comandante geral, os jornalistas com as suas ferramentas devem exercer o papel de educar e sensibilizar a sociedade.
O Comissário-geral, que enalteceu a colaboração dos órgãos de comunicação social públicos e privados, na difusão de esclarecimentos sobre os actos de segurança das comunidades, disse que esta acção tem contribuído na prevenção, combate à criminalidade e no modelo de aproximação entre a polícia e o cidadão.
De acordo com Paulo de Almeida, é necessário que, principalmente os órgãos de comunicação social, cumpram com a sua função, onde todos devem exercer o papel do polícia e ter propostas para as soluções.
Participaram no encontro 30 jornalistas de órgãos públicos e privados e os membros da direcção do Comando Geral e Provincial da Polícia Nacional.