Benguela – Mais de cem mulheres, em representação dos dez (10) municípios da província de Benguela, participam desde hoje, quarta-feira, numa Feira de Produção Agrícola, que decorre no largo da Peça, cidade de Benguela, soube a ANGOP.
O evento, com duração de quatro dias, é uma iniciativa da Organização da Mulher Angolana (OMA) e surge no âmbito dia Dia da Mulher Africana, que se comemora a 31 do mês em curso.
Na feira, estão expostos produtos do campo e não só, como milho, feijão, banana, mel, cana-de-açúcar, limão, múcua, verduras, mamão, peixe seco, dentre outros.
Segundo a secretária executiva provincial de Benguela da Organização da Mulher Angolana, Maria da Graça, o evento visa incentivar e enaltecer o trabalho que as mulheres desenvolvem no campo para dar sustento às famílias.
“Além de exporem os seus produtos, a feira é também uma oportunidade para incentivarmos o empreendedorismo", disse.
Na mesma senda, disse que muitas mulheres produzem apenas o suficiente para o consumo familiar e esta feira é uma forma de despertá-las para a necessidade de aumentarem a produção para gerarem renda extra.
Na ocasião, disse que a OMA continua a trabalhar com parceiros no empoderamento das mulheres, através da formação e distribuição de kits profissionais.
"Temos estado a distribuir kits de cabeleireira, corte e costura, pastelaria, para que possam ter o seu auto emprego", disse.
Segundo dados da FAO, em Angola as mulheres constituem mais de 70 por cento da mão-de-obra agrícola activa e dominam a produção familiar de culturas alimentares e os canais informais de comercialização.
Estima-se que 4.8 milhões de mulheres vivem nas zonas rurais e desempenham um papel crucial na agricultura.
A Organização da Mulher Angolana (OMA) controla, na província de Benguela, cerca de 200 mil membros. CRB