Moçâmedes - Cinquenta e quatro jovens residentes no município de Moçâmedes, província do Namibe, receberam, nesta quarta-feira, kits de trabalho e diplomas da formação profissional nas especialidades de carpintaria, electricidade e serralharia.
Os jovens associados em oito cooperativas com seis elementos cada, tiveram um período de formação de oito meses no centro do bairro 5 de Abril e vão com os kits profissionais desenvolver pequenos negócios e fomentar o auto-emprego.
A componente formativa teve o financiamento da EXXOn Mobile do Bloco 15, em parceria com a liga 4 de Abril do Namibe e o INEFOP, que implementaram dois ciclos formativos em segmento do Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE) .
O referido finaciamento está avaliado em 246 mil dolares norte americanos e numa primeira fase vai beneficiar 900 jovens do Namibe.
O governador do Namibe, Archer Mangueira que testemunhou a cerimónia disse que o governo está preocupado com o estado social da juventude, concretamente com o desemprego, problema que segundo ele será resolvido com a aposta no conhecimento e na formação das pessoas.
“ Nada valerá qualquer esforço para reduzir o desemprego se não tivermos as pessoas formadas, daí todo o nosso empenho para criarmos condições para que os jovens possam ter emprego”, disse o governante.
A directora do Instituto Nacional de Formação Profissional, INEFOP no Namibe, Fernanda Tyamba, salientou que o centro formativo do 5 de Abril aberto em Março do corrente ano, oferece formação em diversas especialidades como electricidade, canalisação, desenho gráfico, serralharia, reparação de telemóveis, culinariae pastelaria, decoração e eventos, entre outros.
Desde a sua entrada em funcionamento, o mesmo proporcionou experiência de aprendizagem, agregada a conhecimentos, observação e práticas durante as sessões formativas e socialização entre os jovens.
“ Nesta altura, o mesmo permitiu a implementação de dois ciclos formativos em segmento do Plano de Acção para a promoção da empregabilidade, através dos programas de formação de curta duração avanço e capacita mais de 800 jovens, 227 deles encaminhados para os estágios profissionais e 109 com kits de ferramentas de trabalho em varias especialidades”, disse a responsável.
Por sua vez, o director de relações públicas e governamentais da Exxon Mobil Angola- Bloco 15 da Sonangol, Armando Afonso, sublinhou que a instituição dentro das suas responsabilidade sociais está virada para a educação e formação profissional, onde com ajuda de alguns parceiros vai financiando projectos do género, ajudando assim a camada juvenil a promover o auto-emprego, mas também a prestação de serviço de qualidade.